sexta-feira, 26 de maio de 2017

Nossas escolhas em Cinque Terre, faça as suas!

Existe o velho dilema de o quanto devemos planejar antes da viagem, e o quanto é legal "deixar rolar".

Antes eu era totalmente avessa a viagens totalmente programadas (todos os mínimos detalhes), como por exemplo viagens em grupo, excursões. Hoje penso que há modos de viajar que se adequam a cada tipo de perfil, e em alguns casos, é sim, super interessante viajar com alguém coordenando tudo por você.

Eu, que curto fazer isso (faço para mim e para quem me pede), tenho um trabalhão pesquisando coisas antes de embarcar...

Essa viagem que fizemos agora para a Itália (comecei a falar aqui e aqui) me exigiu bastante planejamento, já que optamos por fazer tudo de trem. Então tive que casar horários, pesquisar localização das estações, ver bilhetes.

Mas existem coisas que acontecem no meio de viagem, ou mudanças de planos, que tornam tudo mais divertido, não é mesmo?

Comecei falando isso, porque, ao pesquisar sobre Cinque Terre, os passeios, etc, você fica meio perdido com tanta informação. São cinco cidades, várias trilhas, quais escolher, o que fazer, como se locomover entre as cidades?

O interessante é que, ao chegar lá, você percebe que a coisa é tão voltada ao turismo, que fica muito fácil e auto-explicativo fazer as escolhas em Cinque Terre. Primeiro porque é tudo sinalizado, fácil, disponível. Segundo porque você observa o fluxo e ele mesmo te guia.

Então, pesquise sim, sobre as trilhas e cidades antes de ir. Mas deixe um pouco para resolver lá. Pois nenhum planejamento vai ser assim tãaao perfeitinho. Se você gostar mais de uma cidade, fica lá mais tempo, se não gostar de andar de barco, vai só de trem. e por aí vai...

É fácil locomover-se em Cinque Terre, mas lembre de uma coisa: se você for na alta temporada (JUN-JUL-AGO) prepare-se para ver filas para o trem, para os ferrys, etc. Fique calmo, peça um Limoncino Spritz e relaxe! ;)

 NOSSA ESCOLHA DE ROTEIRO EM CINQUE TERRE (BASE EM MONTEROSSO)






TRILHA - De manhã, fizemos a trilha Monterosso al Mare - Vernazza: cerca de 10km, fizemos a trilha da encosta (porque há outras que vão por dentro, passando por igrejinhas). A vista é LINDA, mas saiba que são MUITOS DEGRAUS de subida (caso faça o percurso Vernazza-Monterosso, será descida). E levamos cerca de 2h30. Precisamos comprar o CINQUE TERRE CARD, que é vendido dentro das trilhas (há uma casinha), e custou 16 euros por pessoa, incluindo as entradas nos parques (trilhas), além de trem e ônibus internos (que para ser sincera nem vi) naquele dia.

A trilha tem sempre gente indo e voltando, e tem um tiozinho vendendo suco de limão no meio. As vistas são inesquecíveis. Acesse o site oficial do Parque nacional de Cinque terre, que tem as informações detalhadas de cada trilha, níveis de dificuldade, tempo necessário, etc. Inclusive, seja por questões climáticas ou manutneções, alguns trechos podem estar fechados. Confira antes. Veja:

http://www.parconazionale5terre.it/
Neste site estão todas as opções de deslocamento entre as Terre, e todas as trilhas disponíveis. São inúmeras, veja lá!


Lindo demais - trecho Monterosso - Vernazza (pela encosta)


A chegada é emocionante...

Preços bons em Vernazza



Vernazza - praia
 TREM - Fizemos o trecho Vernazza-Riomaggiore (veja mapa) de trem. Saiba que as 5 cidades são ligadas por trem, e os percursos duram de 5 a 10 minutos. A linha completa é Levanto-La Spezia, por isso muita gente monta base nessas duas cidades, em vez das Terre, que são mais caras (e certamente mais charmosas). Se comprar o bilhete avulto, custa cerca de 4 euros cada, mas se tiver comprado o CINQUE TERRE CARD, estão inclusas as viagem de trem naquele dia.


Riomaggiore, os famosos cones de frutos do mar... quem resiste?
 FERRY - Para retornar a Monterosso (de Riomaggiore, a Terre mais ao Sul), escolhemos fazer de ferry, daí passamos em Manarola e Corniglia, que são menores (e também belas) neste retorno. O Ferry custa 12 euros por pessoa, e pára em cada uma das 5 cidades. Essa opção é legal porque ver as cidade do mar é bem interessante, aquela famosa vista das casinhas cravadas nas pedras. Muito lindo.

Enfim, faça seu mix de opções de deslocamento, como gostar mais! E o melhor, nem precisa decidir tudinho antes. Caminhe, se animar faça outra trilha. Se cansar, vá de trem. Se não quiser mais trem, vá de Ferry. E tire um tempinho para curtir melhor as cidadezinhas que mais gostou. A nossa, foi Monterosso...tiramos um dia só para passear lá, sem pressa.
De ferry, Manarola

Corniglia


Se jogue em Cinque Terre, e faça do SEU JEITO. 

Nenhum comentário: