quarta-feira, 25 de julho de 2012

Bilbao: cidade-espetáculo do País Basco

Fomos visitar o Terminal de Cruzeiros de Bilbao, na Espanha, no final da semana em que participamos do SIL 2012 (Salón Internacional de la Logistica).

Não vou falar de Porto, porque isso aqui não é trabalho! É claro, que depois de conhecer o Porto e o Terminal de Cruzeiros, aproveitamos o dia na Cidade.

Bilbao tem uma história bem peculiar, muito ligada à atividade portuária. É a principal cidade do País Basco, ou Euskadi, onde fala-se duas línguas: o Castelhano e o Euskera, sendo esta última a língua originária da região. Como não deriva do latim, é bem peculiar e quase não se compreende nada. 

Puente Vizcaya - ponte-transportadora, construída em 1893!! Não fiz a travessia, mas deve ser interessante. 
Ela transporta carros e pessoas até o outro lado do Rio.


Na entrada do Museu, a linda Escultura-viva de 12 metros de altura, o cachorro (Puppy) de Jeff Koons  

Me falaram que as flores estão sempre lindas e bem cuidadas, em qualquer época do ano. Como??!!


 Entrei no museu super empolgada, já que meu irmão é arquiteto e já tinha feito altos comentários do Projeto, etc.

A incrível sala com a impontente obra de Richard Serra, "A Serpente". Você pode passar por dentro dos anéis de aço, mas é mais legal ver de cima!



A imponência do Guggenheim Bilbao é vista de qualquer ângulo. Sem dúvida é a coisa mais fantástica que eu já vi na vida!



Agora vou me "mitidar" um pouco: em um dos jantares na semana que estivemos em Barcelona, oferecido pela Câmara de Comércio Brasil-Catalunha, me sentei do lado de um dos Diretores da Consultoria Idom, responsável pela execução do Projeto do Frank O.Gehry.

Ele me contou um "causo" interessante da Obra: no Projeto original, o material da construção externa do Museu seria aço inoxidável. Porém, quando começaram as compras, uma empresa Russa ofereceu (a preço melhor) titânio, que teria aspecto similar. Terminada a construção, observou-se que o titânio apresentou uma oxidação que, na luz, produzia cores diferentes na superfície.

O que, a princípio seria um "erro de execução", acabou tornando-se mais um atrativo do Projeto. Em dias de sol (que acabei não pegando), o revestimento externo reflete várias cores. Legal né?

 Preço do ingresso: 13 euros (adultos)
Funcionamento: 10h às 20h
Site do Guggenheim Bilbao aqui



Nenhum comentário: