segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O que se "come" na Bélgica?

Bom, os belgas que me perdoem, mas em quase 20 dias na Bélgica não fomos apresentados a nenhum "prato típico" mais substancioso, que não fossem as famosas frituurs (batatas fritas).

Bom, uma coisa é fato, as batatinhas deles são bem deliciosas...rs. Provamos até algumas fritas com casca, e também achei bem gostosas.

Os demais pratos, que se come por lá, são comidas típicas de outros lugares do mundo, massas, risotos, frutos do mar, pizzas, carnes (argentinas)...etc. Mas ninguém passa perrengue. Você tem muita opção.

Agora, opções mesmo, são bares e pubs. Eis alguns da Antuérpia:

Esse bar fica em frente à pracinha que dá acesso ao Túnel de pedestres (que passa por baixo do Rio Schelde).

Comida de "buteco" belga: alguns salames, queijos, cebolinha e pepinos em conserva e uma mostarda forte e deliciosa.

Ah, mas se em comida de verdade eles deixam a desejar, em uma coisa eles são mestres: cervejas. Aí, não tem pra ninguém. Você pode ficar lá um ano inteiro e experimentar um rótulo novo por dia (dizem as más línguas que são mais de 500 marcas de cerveja...). Sendo assim, não conseguimos nem provar 1/10 das cervejas belgas.

Reparem que os copos são específicos para cada cerveja, o tamanho, o formato varia. Eles são "profissas"!



Este Pub, que fica próximo à Estação Central de Antuérpia (e estrategicamente localizado próximo ao nosso Hotel - Lindner) era o point do fim do expediente. Os belgas adoram um happy hour!

Hoegaarden (esta foi a que eu mais tomei lá, é leve, estilo chopp) e Tuborg, eleita pelos meninos a  melhor (forte e  encorpada).


Cervejinha de cereja, Timmermans. Gostosinha, parece mais um espumante. Eles têm de vários sabores...
   Lá na Bélgica também bebe-se muito Stella Artois e Heineken.
Come-se mal, mas bebe-se bem! rs

Obs. Os preços de comidas de restaurante não são muito diferentes do resto da Europa. Por cerca de 20 euros, come-se uma refeição, com bebida.

4 comentários:

Milena F. disse...

Acho que depende da região, pois além das fritas que têm em todo canto, sempre que passo por esses lados néao deixo de provar a "carbonade flamande", que é uma carne cozida na cerveja... E os mexilhões (moules)então? Tudo servido com fritas!!!
Também adoro o waterzooï de frango!
E as sobremesas, prefiro a gauffre de Liège a de Bruxelas... E não abro mão do speculos!!! Bon appétit!!!

Raquel M.B.G. disse...

Milena, acho que terei que voltar à Bélgica! rsrsrs Bjs!

Tânia Barreira disse...

Então e o Chocolate belga? recomenda-se?! :D

Raquel M.B.G. disse...

Tãnia, o chocolate é um escândalo! E olha que eu moro em Vila Velha, onde fica a fábrica da Garoto...sou suspeita, rs. Mas realmente é bem cremoso, uma delícia. E o preço, no supermercado, é bom. Bjs